sábado, 20 de março de 2010

Boas maneiras à beira-mar

(Texto retirado da Veja Rio de 25 de abril de 2007)

* Praia é sinônimo de sol, vida saudável, prática de esportes, certo? Depende. Por mais divertido que seja jogar frescobol a beira-mar, a pratica dessa modalidade e proibida nas areias cariocas nos fins de semana e feriados das 8 as 16 horas. A única exceção é Praia do Diabo, próxima do Arpoador em que o frescobol e liberado sem restrição de horário e dia. Como não há proibição semelhante para o futebol ou altinho - controle de bola feito em rodinhas -, deve-se usar o bom senso. Jogue bola na parte da areia mais próxima da calçada, onde há menos gente, e nunca a beira-mar.

* Seu cachorro pode ser mansinho :ensinado, uma graça. Mas, na praia ele incomoda, sim. Não bastasse isso a Lei Municipal n° 20 225/2001 determina que os cães não podem transitar na areia em horário algum. A exemplo do frescobol, a Praia do Diabo e a única exceção, desde que estejam co coleira. E lembre-se de um dos dogmas da civilidade: recolher, sempre, coco do cachorro.

* Ao longo da orla há uma lata lixo fincada na areia a cada 25 metros. Portanto, não existem justificativas para emporcalhar a praia. Ao fim do programa, recolha todo o seu lixo e o deposite nos recipientes alaranjados. Para facilitar, leve um saco plástico.

* As ciclovias na orla não são velódromos. Elas são locais para passeio. Evite obstruí-las, e pare no sinal vermelho. Sim, a ciclovia possui sinalização, embora quase ninguém a respeite. As pistas da orla que vão do Monumento Estácio de Sá, no Flamengo, a Leblon são exclusivas para ciclistas. Já na Lagoa e no Parque do Flamengo elas podem ser compartilhadas com os adeptos do jogging. Correr pode, mas caminhar, não. Para isso, o que não falta é espaço na calcada
ao lado.

* Os bons modos dos banhistas não se devem limitar a beira-mar. É desagradável o passageiro sentar-se no táxi, no metrô ou no ônibus e sair com a roupa molhada por culpa de quer ocupou antes o lugar. Como proceder? Simples. O banhista deve secar-se na praia e levar uma toalha para forrar o banco dos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário