terça-feira, 16 de março de 2010

Nossa Campanha


Neste dia 17 de março Aracaju, considerada a capital brasileira da qualidade de vida, completa 155 anos. Nascida da régua e esquadro de um engenheiro a capital sergipana avançou sobre dunas e pântanos, algo que seria inconcebível nos dias de hoje, e lentamente se espraiou pelas margens do rio Sergipe, tomando o rumo sul da praia de Atalaia.
A filha de Inácio Barbosa nasceu portuária, fluvial, e hoje, mais de um século e meio após, assim segue. A região das praias, em franca ocupação, ainda é um lugar distante no imaginário coletivo.
Não custa repetir que Aracaju é uma cidade encantadora, tanto por sua arquitetura e natureza, quanto pela hospitalidade do seu povo. Entretanto, a este mesmo povo falta algo, falta civilidade.
Se somos uma cidade limpa, é muito mais pelo esforço de um exercito invisível de garis que pela ação dos habitantes que insistem em jogar lixo em qualquer lugar.
Se ainda temos parques, jardins e algumas ruas arborizadas, é muito mais pela colaboração de empresas que adotam logradouros e da própria prefeitura, que pela ação dos moradores que ao invés de adotarem uma árvore preferem decepá-las.
Basta sair às ruas para se deparar com inúmeros exemplos de falta de educação cidadã, seja no trânsito, com desrespeito às faixas de pedestre e à sinalização; seja no transporte público, com as pessoas insistindo em se aboletar junto às portas e saída, mesmo que o ônibus esteja vazio; seja nos espaços públicos com os sons de carros a todo volume.
Para que a nossa cidade seja realmente a capital brasileira da qualidade de vida não basta termos um conjunto de atitude saudáveis, é preciso somar a isto atos de civilidade, de verdadeira educação cidadã.
Há mais de 100 anos os Escoteiros, através de uma cidadania ativa, trabalham para deixar o mundo melhor que encontraram. Por pensar que não é necessário ser escoteiro para fazer uma boa ação diária, é que o Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT lança a campanha Civilidade já!
Apoiar é simples, basta divulgar este blog, mandar para nós exemplos de falta de civilidade ou de atos de civilidade, colocar a faixa do twibon em seu avatar no twitter ou facebook, imprimir a marca e criar um adesivo, colocar civilidade já! na assinatura de seus emails, etc.
E afinal vamos tentar, como disse o Lord Bade-Powelll, fundador do Escotismo, “deixar este mundo melhor que encontramos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário