segunda-feira, 29 de março de 2010

No céu e na terra

(Texto retirado da Veja Rio de 25 de abril de 2007)

* Se o voo atrasar, não desconte nos funcionários da companhia aérea. Eles também são vítimas do caos dos aeroportos.
* Durante o voo, não exagere no álcool. Nas alturas, o efeito da bebida é mais rápido do que em terra, assim, os riscos de dar vexame e incomodar os vizinhos crescem. "E os outros passageiros não tem como fugir", diz o cerimonialista Ricardo Stambowsky.
* Não seja egoísta. Divida o apoios para os braços das poltronas.
Se você perceber que está com os dois braços apoiados, enquanto seu vizinho está sem nenhum, há algo errado. Uma regrinha simples: oriente-se pelo encosto mais próximo da janela. Assim, o outro lado fica livre para quem está meio, e dai por diante.
* Respeite os assentos preferenciais para idosos, grávidas, mulheres com crianças de colo e deficientes no ônibus no metrô. Cada um dos 15 037 ônibus que circulam na região metropolitana tem de reservar três assentos. Já no metrô, cada vagão deve ter oito lugares especiais.
* Não empurre as pessoas para entrar ou sair dos trens do metrô. Espere quem está dentro sair para depois entrar. É aceitável entrar enquanto ainda há passageiros saindo mas sempre mantendo a direita.
* Respeite a pressa alheia, especialmente nas 103 escadas rolantes das 21 estações de metrô do Rio. Mantenha-se à direita, deixando a passagem livre pelo lado esquerdo. Está atrasado? Bem, isso não lhe da o direito de subir ou descer correndo, quase derrubando quem esta na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário