domingo, 28 de março de 2010

Regras da boa vizinhança

(Texto retirado da Veja Rio de 25 de abril de 2007)

* Para evitar atritos, preste atenção nos cinco "c": cano, cachorro, carro, criança e cobertura. "Quase todas as reclamações num edifício giram em torno desses itens", diz Washington Rodrigues Filho, gerente-geral de condomínios da Apsa, que administra cerca de 64 000 apartamentos na cidade.
* Respeite o sono de seus vizinhos. Dentro de casa, evite andar com sapatos de salto alto arrastar moveis, derrubar coisas no chão ou deixar as crianças jogar bola. Entre 10 e 23 horas esses ruídos podem ser um pouquinho mais tolerados - mas só um pouquinho!
* Na garagem, estacione dentro dos limites da vaga, sem invadir a área vizinha. “Tem sempre um condômino que estaciona fora da marcação, que pára o carro na área de carga e descarga ou que resolve usar mais vagas da que aquelas a que tem direito", conta Rodrigues Filho.
* É revoltante, mas ainda há quem jogue lixo e objetos pela janela. Não se trata apenas de desrespeito às regras de boa convivência. Há o risco de atingir – e ferir - quem estiver passando.
Na reunião de condomínio, sugira que multas para o morador sejam aplicadas com rigor.
* Mesmo quem não tem consciência ecológica precisa respeitar a decisão do condomínio de reciclar latas, vidros e afins. Se não por preocupação ambiental, pelo menos por razoes financeiras. "O dinheiro que arrecadamos com o material reciclado é usado para pagar o café-da-manhã e os lanches dos nossos quinze funcionários", relata Berenice Mello Padilha, síndica de um edifício com 72 apartamentos em São Conrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário