sábado, 27 de março de 2010

Educação em tempos modernos

(Texto retirado da Veja Rio de 25 de abril de 2007)

* Não encha a caixa postal alheia e-mails. Sobretudo os inúteis. Você achou linda aquela animação com musiquinha e fotos fofas? Muitas pessoas na sua lista de contatos podem discordar principalmente se você a tiver encaminhado para o endereço profissional. Além de atrapalhá-las no trabalho, arquivos pesados podem fazer com que caixa postal fique lotada, impedindo entrada de novos - e importantes - e-mails.
* O mesmo raciocínio se aplica às correntes que costumam ser repassadas para um sem-número de pessoas, aos alertas sobre supostos golpes e as teorias conspiratórias. Em resumo: nada de spam!
* Tocadores de MP3 são superlegais mas podem transformar qualquer pessoa numa figura extremamente anti-social. Pior: você ainda corre riscos, como o de não ouvir a buzina de um carro na rua ser atropelado. Usar no trabalho? Só se você for crítico musical ou webmaster. Em lugares fechados, nada de volume alto. Quem esta por perto não precisa ouvir musica junto com você. E nem vê-lo dançar, caso isso tenha passado por sua cabeça.
* Cuidado com os celulares que enviam e recebem e-mails e torpedos. Ele roubam sua atenção e deixam sua companhia com cara de tacho enquanto você resolve assuntos que poderiam ficar par depois. "É uma tremenda falta de educação ficar trocando mensagens pelo celular em vez de dar atenção a quem esta ao seu lado", diz o cerimonialista Ricardo Stambowsky.
* As câmeras digitais são um grande avanço, sem dúvida. Mas, antes de sacá-las, peça permissão a quem você pretende fotografar. Celebridades ou anônimos, todos tem direito a privacidade.
* Nos programas de mensagens instantâneas via internet (MSN Messenger, Google Talk e similares), respeite quando o status de seu amigo indicar que ele está ocupado ou ao telefone. Nos textos não abuse dos recursos para chamar atenção do internauta com quem você conversa nem dos emoticons, aquelas animações que se formam ao digitar de terminada palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário