segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobre quatro rodas

(Texto retirado da Veja Rio de 25 de abril de 2007)

* Buzinar no congestionamento não vai fazer seu carro andar mais rápido "A buzina não resolve o problema mas com certeza aumenta o nível de stress do motorista e de todos a sua volta", diz Janete Bloise, coordenador; de projetos especiais para educação no trânsito do Detran.
* Nunca feche o cruzamento. Isso só fará aumentar o nó no trânsito. E não buzine para o motorista da frente que civilizadamente, respeitou as regras não o fechou.
* A faixa de pedestres existe para que eles atravessem a rua. Quando estiver dirigindo, jamais pare sobre ela, mesmo em horários de pouco movimento. E, quando estiver no papel de pedestre, não atravesse no meio dos carros. Use a faixa. Não só os motoristas podem ser punidos de acordo com o Código de trânsito. Pedestres que atravessam a rua em ziguezague entre os carros cometem uma infração considerada leve, passível de multa de 53,20 reais.
* O acostamento não é uma pista especial para aqueles que têm pressa e não podem ficar no congestionamento. E a ambulância que passa com as sirenes ligadas não é um batedor que está ali para lhe abrir caminho. Deixe o acostamento para os veículos avariados e ceda passagem para ambulâncias, bombeiros e carros de polícia.
* Respeite o sinal amarelo. Ele indica que você deve desacelerar e parar o carro, e não que é hora de acelerar para ultrapassá-lo antes que fique vermelho.
* Calçadas não são estacionamento. Antes de largar seu carro lá pense nas dificuldades que isso pode trazer, por exemplo, para uma mãe que esteja empurrando um carrinho de bebê ou para um idoso com dificuldades de locomoção.
* Não pare seu carro em fila dupla. Além de atrapalhar o trânsito, você prejudica quem estacionou regularmente. E não estacione na vaga de deficientes físicos se não tem direito a isso. De acordo com a Guarda Municipal, das cerca de 400 000 multas expedidas na cidade no ano passado, quase 130 000 foram por estacionamento irregular. A via campeã em estacionamento irregular é a Estrada Intendente Magalhães, no trecho entre a bairros de Vila Valqueire e Madureira. Em segundo lugar está a Avenida Atlântica, em Copacabana. "Muitas infrações estão ligadas a falta de educação e poderiam ser evitadas, como o uso inadequado da buzina, o estacionamento em fila dupla e o lançamento de objetos pela janela", afirma Janete Bloise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário